Ibama desmonta garimpos ilegais em terra indígena Kayapó, no Pará

G1- http://g1.globo.com - 28/04/2014
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) desativou oito garimpos que atuavam ilegalmente na Terra Indígena do Baú, no sudoeste do Pará, área onde vive a nação Kayapó. Durante a ação, que contou com o apoio da Força Nacional, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Polícia Militar do Estado do Pará, foram destruídos dois acampamentos e oito motores de bomba, que seriam utilizados para lavar os barrancos e assim extrair minério.

De acordo com o Ibama, três responsáveis foram notificados, 40 garimpeiros identificados e retirados do interior da terra indígena e mais 60 retirados do entorno. Entre os oito garimpos identificados, seis são de grande porte e dois de pequeno porte.

"A destruição causada pelo garimpo é muito mais forte que o desmatamento em si, pois polui e absorve vários aspectos sociais degradantes, como tráfico de drogas, prostituição, exploração do trabalho infantil e trabalho escravo", afirmou o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo.

Ainda segundo o Ibama, o objetivo da ação é impedir o a expansão de garimpos no interior da terra indígena, que estão localizados a cerca de seis quilômetros do rio Curuá, próximo a Altamira, que abastece as aldeias indígenas dos Kayapós tanto na terra indígena do Baú quanto na terra indígena Menkragnoti.



http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/04/ibama-desmonta-garimpos-ilegais-em-terra-indigena-kayapo-no-para.html
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Baú
  • TI Menkragnoti
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.