Museu Goeldi recebe exposição sobre populações indígenas

Portal Brasil - https://www.brasil.gov.br - 15/05/2014
Nesta sexta-feira (16), o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG/MCTI) abre a exposição 'Diálogos: os Snethlage e as Ciências Humanas no Museu Goeldi'. Serão expostas fotografias das peças antigas e as produções atuais dos Xipaya, povo indígena que atualmente vive em uma área próxima a Altamira (PA).

As imagens foram coletadas pela alemã Emília Snethlage durante uma expedição nos rios Tapajós e Xingu em 1914. Objetos da cultura material dos povos Xipaya e Kuruaya também serão expostas. Snethlage era pesquisadora do MPEG quando em 1914 firmou uma parceria com o Museu Real de Etnologia de Berlim e com a Sociedade Geográfica Berlinense para realizar a expedição

Os visitantes poderão ainda ter acesso ao trabalho de Emil-Heirinch, sobrinho de Emília, sobre a linguística indígena amazônica. A exposição é uma iniciativa do Museu Goeldi junto a Casa dos Estudos Germânicos/UFPA e o povo Xipaya. Na abertura, dez representantes dos Xipaya estarão presentes para reforçar a importância de divulgar a sua cultura.

Na mostra, será apresentada parte da história dos povos da região dos rios Iriri e Curuá, na bacia do Xingu. Apesar de terem origens distintas, Xipaya e Kuruaya eram vizinhos na região do Baixo e Médio Xingu e tiveram intensas trocas culturais. Ao longo dos séculos, os embates com fazendeiros, seringueiros e castanheiros fez as populações reduzirem gradativamente.


Sobre o museu


O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação do Brasil. Está localizado na cidade de Belém, estado do Pará. Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região. O Museu Goeldi fica na Avenida Magalhães Barata, 376.



https://www.brasil.gov.br/cultura/2014/05/museu-goeldi-recebe-exposicao-sobre-populacoes-indigenas
Produção Cultural:Exposições e Debates

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xipaya
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.