Defensor participa de encontro de lideranças indígenas

Amazônia - http://amazonia.org.br - 17/05/2014
Representando a Defensoria Pública do Estado, o Defensor responsável pela Coordenadoria de Direitos Humanos da Instituição, Roberto Tadeu Vaz Curvo, estará presente no encontro de lideranças indígenas intitulado de "Direitos indígenas: da terra à saúde!". O evento será realizado no Memorial do Chiquitano, localizado na Terra Indígena Portal do Encantado, de 16 a 18 de maio.

De acordo com o Defensor, o evento é marcante não apenas para a Defensoria, mas para os povos indígenas, que terão a oportunidade de conhecer os seus direitos mais elementares, como o direito a terra, que vem sendo violado há mais de 500 anos. "Será mais um marco importante na minha vida. Estou ansioso para vivenciar esses dias com essas Nações, na fronteira entre o Brasil e Bolívia. Partiremos às 4h30min da manhã desta sexta-feira em um ônibus, com previsão de chegada por volta das 19h", ressaltou.

Segundo Vaz Curvo, que ministrará uma aula sobre direitos e garantias para a cidadania, a motivação do encontro foi a vulnerabilidade dos chiquitanos na fronteira, sem a demarcação do seu território tradicional. O assunto, inclusive, já foi tema de reunião, coordenada pelo Defensor, realizada em abril na sede da Defensoria entre o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, e Caciques de três comunidades indígenas chiquitanas.

No evento, entretanto, os índios não irão apenas ouvir, mas também apresentar sua cultura e tradição. Na abertura, por exemplo, os Chiquitanos da Vila Nova Barbecho contarão em vesuro a invocação ao Espírito Santo, também haverá música para acolhimento e oração de gratidão a Deus pela Natureza.

No total 100 pessoas estarão presentes, sendo que os índios serão representados pelas etnias Nambikwaras, Apiakás, Karajás, Mundurukus, Kayabis, Boes, Xavantes, Manokis, Mykys, Guatós e Rikbaktsa. Também participarão do encontrorepresentantes do Poder Judiciário Federal e Ministério Público.




http://amazonia.org.br/2014/05/mt-defensor-participa-de-encontro-de-liderancas-indigenas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mt-defensor-participa-de-encontro-de-liderancas-indigenas
PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Portal do Encantado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.