Povos indígenas se reúnem no encontro "Movimento indígena: luta, resistência e fortalecimento"

Cimi- http://www.cimi.org.br - 04/06/2014
O movimento indígena de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas, iniciou no dia 03 de junho de 2014, o seu encontro "Junho Indígena", com o tema "Movimento indígena: luta, resistência e fortalecimento", contou com a presença dos povos Arara, Chiquitano, Kujubim, Cassupá, Kwazá, Karitiana, Tawandê, Sabanê, Puruborá, Suruí, Aikanã, Latundê, Mamaindê, Wajoro, Oro Nao, Makurap, Tupari, Jabuti, Oro Waram, Sakiarabiar, Ororam Xijem, Cao Oro Waje, Migueleno, Terena, Guarasugwe, e dos aliados CIMI, UNIR, IMV, TRT, MPF.

Com cantos e rituais, deu inicio os trabalhos, com apresentação das delegações e aliados. Destacou-se neste primeiro dia a urgência de fortalecer o movimento indígena regional, para fazer enfretamento às políticas anti indígenas, que ferem os direitos garantidos constitucionalmente, ameaçados pelos inúmeros projetos legislativos que violam a integridade física e territorial dos povos indígenas. O encontro está contando com a assessoria de Lindomar Terena - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) - MS.



http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&action=read&id=7579
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Karitiana
  • TI Rio Guaporé
  • TI Puruborá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.