Brasil Norte-Boa Vista-RR - 06/01/2004
O macuxi Jonas Marcolino, ex-tuxaua do Contão e diretor da Sodiur, afirmou ontem que a demarcação da Raposa/Serra do Sol seguirá o posicionamento da população de Roraima, avaliando que a maioria defende a preservação das vilas, das estradas e do plantio de arroz.
A declaração do indígena aconteceu um dia depois de participar de reunião com o presidente Lula. "Houve a garantia de que prevalecerá a vontade da nossa sociedade. A maioria dos índios que vivem na reserva é contra a área contínua e ao isolamento", assegurou.
Pelos cálculos de Jonas Marcolino, dos cerca de 15 mil índios que vivem na Raposa/Serra do Sol mais de nove mil defendem a demarcação em ilhas. "Eu disse ao presidente Lula que nosso povo luta contra o primitivismo. Vivemos um novo tempo e queremos progredir".
O líder indígena afirmou ter repassado ao presidente o sucesso da primeira safra de arroz da comunidade do Contão, numa parceria com rizicultores do Estado. A colheita, prevista para março deste ano, deve ultrapassar 14 mil sacas, segundo o tuxaua Genival da Silva. "O meu sentimento é que a homologação atenderá os reclames da sociedade roraimense. É também a decisão mais justa, pois preservará algumas áreas importantes para o desenvolvimento regional e deixará mais de 1,3 milhão de hectares para os índios", salientou.
PIB:Roraima/Lavrado
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Raposa Serra do Sol
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.