Índigenas comemoram segundo nascimento do ano em aldeia Avá-Canoeiro

EBC- http://radioagencianacional.ebc.com.br - 18/07/2014
Mais uma criança avá-canoeiro nasceu neste ano na Aldeia Santa Isabel do Morro, no Tocantins. É o segundo nascimento em 2014, de acordo com a Funai. A chegada dos bebês é motivo de grande comemoração. Em 1973 e 1974, depois de décadas de perseguições e massacres de aldeias inteiras, o órgão contatou 11 sobreviventes dos Avá-Canoeiro do Araguaia que estavam refugiados na Mata Azul, dentro da Fazenda Canuanã, situada no vale do Rio Javaés, principal afluente do Rio Araguaia. Os remanescentes do povo avá-canoeiros foram transferidos para a aldeia dos vizinhos Javaé, seus antigos inimigos, onde vivem até hoje à espera do retorno para o território de ocupação tradicional.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos/audio/2014-07/indigenas-comemoram-segundo-nascimento-do-ano-em-aldeia-ava-canoeiro
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Araguaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.