Moradores da Comunidade Indígena de Jacamim cobram instalação de energia

Folha BV- http://www.folhabv.com.br - 23/07/2014
Falta de energia elétrica, estrada quase sem condições de trafegabilidade e ponte mal estruturada têm sido problemas enfrentados pelos moradores da Terra Indígena Jacamim, na Região Serra da Lua, no Município de Bonfim, Leste do Estado. As cobranças são antigas, segundo os moradores. A comunidade, que fica a 175 quilômetros de Boa Vista, conta, atualmente, com 158 famílias, totalizando, aproximadamente, 780 pessoas.

Segundo o tuxaua da comunidade, Geraldo Artênio Souza, a principal reivindicação é quanto à instalação da energia elétrica na região pelo programa "Luz para todos", do Governo Federal. Ele afirma que a energia elétrica chegou apenas a um trecho da vicinal que dá acesso à comunidade. A distância do ponto onde os trabalhos pararam até a comunidade é de aproximadamente 40 quilômetros.

"Instalaram a energia até certo ponto da vicinal, onde existem alguns fazendeiros, e nós ficamos sem", disse Geraldo Artênio. Ele comentou que, quando percebeu que os trabalhos não teriam continuidade, juntamente com outros moradores, questionou a firma responsável. "Informaram-nos que era preciso autorização da Funai [Fundação Nacional do Índio] para levar o serviço até nossa comunidade", disse. No mês de março deste ano, o tuxaua fez um documento e o encaminhou à Funai, que autorizou que o serviço fosse realizado. "O documento foi assinado, inclusive, pela prefeita de Bonfim", comentou.

Mesmo tendo feito o procedimento necessário, que seria ter autorização da Funai para a realização do serviço, Geraldo disse que nenhuma providência foi tomada. "Queremos saber das autoridades por que ainda não instalaram energia em nossa comunidade. A autorização para fazer isso já há", frisou. Além da comunidade Jacamim, o tuxaua conta que reivindicam a implantação da rede elétrica rural também nas comunidades adjacentes Marupá, Wapum e Água Boa.

O líder indígena se queixa ainda que diversas vezes, em anos anteriores, políticos estiveram na comunidade com a promessa de que, "em breve", os moradores receberiam a assistência devida, inclusive teriam a instalação da energia elétrica. "Eles fizeram promessas e mais promessas. Todos eles sumiram e, até hoje, nada foi feito", desabafou.


ESTRADA E PONTE


Quanto à estrada que dá acesso à comunidade, os moradores reclamam que a situação é precária. "No período do inverno é que sofremos muito. Ficamos ilhados", comentou o tuxaua. Há três anos que a estrada não recebe manutenção. "Já solicitamos providências várias vezes e até agora nada".

Outra queixa é em relação a uma ponte. Segundo outro morador da região, Ernandes Souza, está com a estrutura comprometida há um mês e por lá passam somente veículos de pequeno porte. "A cabeceira está cedendo, isso está apresentando perigo para quem passa pelo local", comentou.


CERR


A Folha entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Companhia Energética de Roraima (CERR), responsável pela instalação da rede de energia elétrica no interior do Estado, para saber a respeito da situação e se haveria previsão para a realização do serviço na comunidade.

Por meio de nota, a assessoria informou que o programa de eletrificação rural realizado pela empresa, por meio do Programa Luz para Todos, realmente não atendeu a localidade de Jacamim. Frisou que a execução do Luz para Todos é realizada conforme cronograma de trabalho e através de planejamentos de construções de redes que atendam as necessidades dos consumidores após prévias avaliações.

Além disso, a empresa afirmou que as obras do programa no Município de Bonfim já foram encerradas e que a empresa realiza o acompanhamento de redes que ainda se encontram pendentes. "Caso o programa tenha continuidade sob uma nova etapa, serão realizadas novas avaliações e, posteriormente, realizados projetos para captação de recursos para execução do programa nas localidades que ainda necessitam do fornecimento de energia", complementou a assessoria.


SEINF


A Folha entrou em contato, também, com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) para obter informações sobre a manutenção da estrada e da ponte que dão acesso à comunidade Jacamim. Por meio de nota, o Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (DEIT) informou que já elaborou o projeto básico para realização das obras de recuperação da estrada e da estrutura da ponte de acesso à comunidade indígena Jacamim. Os documentos encontram-se na Divisão de Planejamento (Diplan), da Seinf, para alocação de recursos. "Após esse trâmite, será iniciado o processo de licitação, com a finalidade de contratar empresa para fazer as obras", informou. (M.F)





http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=171803
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Jacamim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.