Festa Literária de Paraty (Flip) começa nesta quarta (30/7) e aborda a questão indígena

ISA- http://www.socioambiental.org - 29/07/2014
A edição 2014 da Festa Literária Internacional (Flip) de Paraty , RJ, abriu espaço para debater a questão indígena. Trata-se de momento bastante oportuno, quando os direitos indígenas conquistados na Constituição de 1988 estão sob forte ataque no Congresso Nacional com propostas de emendas constitucionais e projetos de lei alterando procedimentos de demarcação de terras, que representam enorme retrocesso.

No dia 1o/8, sexta próxima, às 15h, a mesa oficial "Marcados" traz o líder Yanomami Davi Kopenawa e a renomada fotógrafa Claudia Andujar, que exibe extenso trabalho de registro do povo yanomami, com mediação da jornalista Eliane Brum. À noite, às 19h, será exibido o filme Xapiri, sobre o xamanismo yanomami, no Instituto Silo Cultural, seguido de bate papo com Davi Yanomami.

No sábado (2/8), a mesa oficial intitulada "Tristes Trópicos", com início marcado para as 17h15 tem a participação dos antropólogos Eduardo Viveiros de Castro, do Museu Nacional e de Beto Ricardo, do ISA, também com mediação de Eliane Brum.

No domingo, (3/8) Davi Kopenawa participa de uma Roda de Conversa com duas lideranças Guarany, no Armazém Paraty.

Paralelamente, o Armazém Paraty exibirá em sua parede externa cinco vídeos da Rede de Sementes do Xingu, da qual o ISA participa, além de uma projeção de fotos do cotidiano dos Yanomami.

Durante a Flip, Davi Kopenawa tem uma extensa agenda na região de Paraty, incluindo uma visita à aldeia Mbya Itaxi Mirim, de Paraty Mirim e uma conversa com os Guarani e outros integrantes do Fórum Comunidades Tradicionais, que aglutina comunidades de Angra dos Reis e Paraty no litoral fluminense, e Ubatuba, no litoral paulista.

Este ano, a Flip homenageia o cartunista e humorista Millôr Fernandes, que em 2003 foi um dos convidados de honra da primeira edição. O show de abertura será da cantora Gal Costa, e é aberto ao público.



http://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/festa-literaria-de-paraty-flip-comeca-nesta-quarta-307-e-aborda-a-questao-indigena
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Parati-Mirim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.