Outras Palavras- http://outraspalavras.net - 29/08/2014
Ao longo dos séculos, Parelheiros foi rota de passagem entre o planalto onde se localiza São Paulo e o litoral. Por lá passaram tanto os portugueses quanto, muito antes, deles, os habitantes originais da terra. Muito mais tarde, na década de 1950, alguns desses índios se fixaram no local, à margem da represa Billings. Hoje, existem três aldeias na região - Tenondé Porã, Krukutu e, mais recentemente, Tekoa Eucalipto.
Atualmente, a luta guarani é pela demarcação de um território de 15 mil hectares na Serra da Mar, que integraria as aldeias em São Paulo e Itanhaém. Enquanto isso, mais de 1,5 mil pessoas vivem em uma área de apenas 26 hectares
"Até hoje nós Guaranis sofremos pela demarcação das terras. Muitos falam que o índio não precisa de terra, mas na verdade todos nós seres humanos precisamos de terra. Aqui nesta aldeia nós temos somente 26 hectares. Não temos espaço para fazer uma plantação e um bom projeto porque a terra é pequena. A população tem crescido e não temos mais espaço para morar."(Verá-Mirim, cacique da aldeia Tenondé Porã)
http://outraspalavras.net/blog/2014/08/29/porque-sem-terra-nao-ha-cultura/
PIB:Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Tenondé Porã
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.