Fazendeiro tenta aliciar pataxó

Jornal da Bahia - 08/12/1984
O cacique Tonheira, de 70 anos de idade, Pataxó da aldeia de Imbiriba, próxima a Trancoso (BA), veio a Salvador ontem para denunciar e pedir ajuda à Anaí-Ba contra as tentativas de desapropriação das terras indígenas pelo fazendeiro Moacir Andrade, dono da Fazenda Itaquena.
Os índios da aldeia Imbiriba moram fora da reserva da Funai, assim como os índios da aldeia Coroa Vermelha e Águas Belas, pois foram excluídos da reserva de Monte Pascoal quando da demarcação de reserva indígena junto ao Parque Nacional do Monte Pascoal.

--
Cacique Caçado

Dois jagunços armados de rifles e revólveres foram vistos no interior da Fazenda São Lucas, rondando a casa do cacique Nelson Saracura, chefe dos Pataxó Hã-Hã-Hãe, que está em Brasília para conseguir das autoridades federais reais garantias de vida para os índios, ameaçados de morte pelos fazendeiros de cacau e gado da região.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Imbiriba
  • TI Caramuru / Paraguassu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.