Defensor cria associação em Terra Indígena de Poxoréu

Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso - http://www.defensoriapublica.mt.gov.br - 01/12/2014
Após convite do Conselho Indigenista Missionário, o Defensor Público responsável pela Coordenadoria de Direitos Humanos da Defensoria, Roberto Tadeu Vaz Curvo, foi a Terra Indígena Jarudóri, em Poxoréu, e criou a Associação Kiedu Kuri. Cerca de 60 indígenas residem no local.

Dentre os objetivos da associação, conforme explicou o Defensor, estão a defesa dos direitos coletivos ao território e ao patrimônio cultural em todos os aspectos e dos direitos humanos da comunidade da Aldeia Bororo Nokodo Kuguri Ri, a proteção, defesa e uso sustentável dos recursos naturais de suas terras, bem como a contribuição para o fortalecimento da memória cultural e étnica do indígenas.

"A associação visa ainda a promoção de atividades para o sustento dos associados e o intercâmbio com outras organizações, indígenas ou não, entidades científicas, de ensino e desenvolvimento social, nacional e internacional, visando a defesa, valorização e divulgação do seu patrimônio cultural", completou Vaz Curvo.

Além disso, a mesma deve trabalhar em prol de uma educação escolar diferenciada, assim como promover Ação Civil Pública e outras iniciativas judiciais e extrajudiciais, com a finalidade de defender os direitos e interesses do seu povo.

"As atividades serão efetuadas mediante a obtenção de recursos financeiros, ajuda mútua entre associados e celebração, por parte da Diretoria Executiva, de convênios, acordos ou parcerias com entidades internacionais, nacionais, públicas e privadas, dentro dos objetivos a que se propõe o Estatuto", ressaltou o Defensor.

http://www.defensoriapublica.mt.gov.br/portal/index.php/noticias/item/9879-defensor-cria-associacao-em-terra-indigena-de-poxoreu
PIB:Leste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Jarudore
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.