Projeto estimula produção de alimentos em aldeias Tembé

Radioagência Nacional/EBC - http://www.radioagencianacional.ebc.com.br - 27/01/2015
Equipe da Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará - vai elaborar um diagnóstico em cinco das treze aldeias da etnia Tembé, no município de Santa Luzia do Pará.

O objetivo é ampliar a infraestrutura de produção de alimentos e a qualidade de vida dos indígenas.

A empresa também tem mantido contato com os índios Tembé para discutir o acesso ao Programa Minha Casa Minha Vida. Este ano, os indígenas passam a ter acesso ao incentivo habitacional, mas precisam da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que é fornecida pela Emater. Só no final do ano passado, o órgão emitiu cerca de cem declarações.

Segundo a Agência Pará de Notícias, a Emater vai acompanhar o processo de construção das residências para os Tembé e vai apoiá-los com um projeto de piscicultura.

Eles vão ser capacitados no processo de produção de peixe, que inclui a construção dos tanques, a alimentação, o manejo e o processamento do pescado.

O sistema vai ser desenvolvido em gaiolas, o que, segundo a Emater, é mais apropriado para as aldeias. O potencial hídrico existente nas terras será aproveitado.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2015-01/indios-tembe-serao-capacitados-para-aumentar-producao-de-alimentos
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Alto Rio Guamá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.