Povo Krenak encontra peixes mortos boiando no rio doce

Jornal Figueira - http://www.figueira.jor.br - 30/01/2015
O povo Krenak, que vive as margens do rio Doce, no município de Resplendor, tem sofrido com a falta de chuvas, que por sua vez tem acarretado uma seca horrenda dentro da aldeia nos últimos dias. Ao que se sabe, é incontável o número de animais que está morrendo por falta de água, comida e sombra fresca. Para piorar a situação, os peixes do rio doce que são parte da culinária Krenak desde tempos imemoráveis, têm aparecido mortos boiando em grande quantidade no rio Doce. Os Krenak estão preocupados com a seca na aldeia e principalmente com a situação das águas do rio, que nos últimos dias tem apresentado cheiro forte e cor esverdeada. Girley Krenak, que é agrônomo e índio da aldeia, está muito preocupado com a situação, uma vez que praticamente todos dependem do rio para sobreviver:

"Estamos muito preocupados, os animais estão morrendo sem ter o que comer, falta água, falta sombra fresca e comida suficiente. Os afluentes do rio doce estão secando e parte deles está com um volume muito abaixo do normal. Já a situação do rio Doce está crítica, os peixes estão morrendo e não sabemos qual o motivo. Alguém precisa tomar providências e a meu ver precisamos cuidar melhor do nosso rio Doce, ou vai virar um esgoto a céu aberto".

Luzia Krenak, liderança entre as mulheres, é apreciadora de peixes pescados no rio Doce desde quando se entende por gente. Ela também está preocupada com a seca e a mortandade de peixes, tanto que deixou uma linda mensagem para este figueira:

"Minhãn putik uatu. Borum, irnon bok iokiek te kom iagi kuram, uatu minhãn uãm. Tepó ithá, tembram, Teram, ambim, tepó taru thombék. Uatu kurin borum, pauí akãn, tekrín, Nak rinhont. Tepó, thombek aku, kraí girun karná uatu, nak, Numãt mão-mão." TRADUÇÃO:" Pouca água no rio Doce. Como o índio Krenak vai pescar? Eu queria saber, porque a água do rio Doce está podre? O tempo quente, de manhã, à tarde, à noite, o sol no céu é fogo. O rio limpo é vida para o índio Krenak, olha para cima, o trovão, cadê a terra molhada? O sol assopra fogo, o homem branco teimoso faz o rio, a terra, a floresta doentes."

O povo Krenak espera e acredita que as autoridades competentes venham juntamente com especialistas estudar a mortandade dos peixes do rio Doce, fato ocorrido inexplicavelmente nos últimos dias. Além disto, vale aproveitar o momento e cobrar o tratamento de esgoto que é lançado no rio Doce por várias cidades de Minas Gerais. Para se ter ideia, estudos apontam o rio Doce entre os 10 rios mais poluídos do Brasil, e mesmo com tanto desrespeito e descaso com o nosso rio, não se pode negar que ele é de grande potencial para sobrevivência de milhares de pessoas que vivem às suas margens. Oh! Meu rio Doce...

... Deposito em suas águas meu grande segredo
Parto pra cruzar fronteiras, engrossar fileiras.

Compor meu enredo
Deixo suas margens ricas sob a sombra lírica da Ibituruna
Una, pobre sabiá que perdeu seu canto de frases ligeiras

Por ver se apagar a ilusão ardente
Tão inconseqüente da paixão primeira

Oh! Meu Rio Doce, doce são os seios da morena flor
Cor do seu Ipê
Que vive sob as gameleiras, pés de jenipapo

Junto de você
Leva essa morena no seu leito manso
Faz o seu remanso se vestir de azul

Que eu tô levando a minha mocidade
Pras velhas cidades e praias do sul
Tô levando a minha mocidade pras velhas cidades
E praias do sul ... ( Zé Geraldo)

http://www.figueira.jor.br/Materia_especifica/17147/Povo-Krenak-encontra-peixes-mortos-boiando-no-rio-doce
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Krenak
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.