Cerca de 6 mil indígenas iniciam ano letivo nas escolas do Tocantins

G1 - http://www.g1.globo.com - 05/02/2015
Assim como nas escolas com ensino regular, os alunos de escolas indígenas também iniciaram o ano letivo no Tocantins. Segundo informações da Diretoria de Educação Indígena e Diversidade, setor da secretaria de Educação (Seduc) voltado para a educação indígena, no Tocantins os povos indígenas são atendidas em 92 escolas e a previsão é que neste ano estudem cerca de 6 mil alunos.

Os alunos da escola indígena Sakruwê, na Aldeia Funil, localizada a 25 km de Tocantínia, foi uma das escolas que participaram pela primeira vez de uma aula inaugural que marca o início do ano letivo. A solenidade também contou com apresentações culturais realizadas por crianças e jovens indígenas na escola que fica dentro da aldeia.

Ainda conforme a diretoria de Educação Indígena e Diversidade, a grade curricular das escolas indígenas é voltada para a cultura de cada tribo o que diferencia do ensino regular. A carga horária e as discplinas são diferentes voltadas para cada tribo, como o ensino da língua materna.

A diretoria também explica que neste momento a maior parte dos professores que atendem as escolas voltadas para a educação indígena é feita por professores que também são índios que comandam as disciplinas específicas da cultura de cada

Turmas do ensino de jovens e adultos
O secretário da Educação Adão Francisco anunciou que as propostas é que para ainda este ano sejam abertas turmas do ensino de jovens e adultos (EJA) para indígenas, contudo não especificou quando isto acontecerá.

http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2015/02/cerca-de-6-mil-indigenas-iniciam-ano-letivo-nas-escolas-do-tocantins.html
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Funil
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.