Fundação fica com custódia de índios réus em Humaitá

OESP, Política, p. A4 - 16/02/2015
Fundação fica com custódia de índios réus em Humaitá
Juiz determina soltura de cinco acusados da morte de três homens em 2013; famílias de vítimas veem risco de fuga

José Maria Tomazela

Os cinco índios da etnia tenharim acusados do sequestro e morte de três homens brancos na Rodovia Transamazônica, em Humaitá (AM), no fim de 2013, saíram da prisão e estão sob a custódia da Fundação Nacional do Índio (Funai). Conforme informou ontem o advogado das famílias das vítimas, Carlos Evaldo Terrinha de Souza, os indígenas foram levados a uma base da Frente Etnoambiental da Funai no município de Lábrea, sul do Amazonas, no interior da terra indígena Hi-Merimã, sem acesso por terra.
O advogado vê risco de fuga dos acusados que, até então, estavam presos na cadeia de Lábrea. A transferência foi autorizada pelo juiz Jéferson Galvão de Melo, da 2.ª Vara de Humaitá, com base no Estatuto do Índio, editado em 1973. O juiz entendeu que a cadeia de Lábrea não oferecia condições de segurança aos índios. Advogados do Conselho Missionário Indigenista (Cimi) haviam pedido a libertação dos réus para que aguardassem o julgamento em liberdade, mas o juiz considerou temerária a soltura, já que existe um clima de revanche contra os acusados na região.

Tensão. Os indígenas Gilvan Tenharim, Gilson Tenharim, Domiceno Tenharim, Valdinar Tenharim e Simeão Tenharim foram denunciados por sequestro, homicídio e ocultação de cadáver de Stef Pinheiro, Luciano Freire e Aldeney Salvador. Os três moradores da região desapareceram em 16 de dezembro de 2013 na Transamazônica, quando passavam pela terra indígena Tenharim-Marmelos. Os corpos foram encontrados 40 dias depois, enterrados perto da aldeia. O crime gerou uma onda de revolta contra a população indígena - bases e barcos da Funai foram incendiados em Humaitá.
O julgamento pode ocorrer este ano, mas o júri deve ser transferido para Manaus, em razão do clima tenso. De acordo com o advogado, familiares ficaram descontentes com a guarda dos índios à Funai. "Essa transferência equivale a uma rota de fuga", disse Souza. A Justiça de Humaitá informou que a decisão foi técnica e tomada em conjunto com o Ministério Público Estadual. A Funai não se manifestou.

OESP, 16/025/2015, Política, p. A4

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,fundacao-fica-com-custodia-de-indios-reus-em-humaita,1634986
PIB:Tapajós/Madeira

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Hi-Merimã
  • TI Tenharim/Marmelos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.