Fundo Amazônia libera dinheiro para associação indígena do Acre

Radioagência Nacional/EBC - http://www.radioagencianacional.ebc.com.br - 03/03/2015
A Associação Ashaninka do Rio Amônia, no Acre, vai receber do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, R$ 6,6 milhões. O objetivo é promover o manejo e a produção agroflorestal nas comunidades, para que elas tenham alternativa econômica sustentável ao desmatamento.

O projeto chamado de Alto Juruá já foi aprovado, mas ainda falta a apresentação de algumas documentações para que o contrato seja assinado. Depois da fase contratual, a Associação Ashaninka terá 36 meses para executar a iniciativa.

A equipe do BNDES, responsável pelo Fundo Amazônia, analisou em conjunto com os representantes Ashaninka as diversas etapas do projeto, até a aprovação. Para a gerente responsável pela operação do Fundo Amazônia, Cláudia Nessi Zonenschain, o fato de o trabalho não ter sido apresentado com intermediações de não-índios foi um ponto a favor.

Sonora

O projeto não é voltado apenas para o povo Ashaninka, mas também para comunidades indígenas e não-indígenas do entorno da Terra Indígena Kampa do Rio Amônia. Serão beneficiados 720 habitantes da Terra Indígena, além de 600 indígenas da Terra Rio Breu e 50 comunidades da Reserva Extrativista Alto Juruá. Seis comunidades Ashaninka do Peru também serão capacitadas.
Francisco Piyãko, um dos representantes Ashaninka que acompanha o projeto, explica um dos objetivos da iniciativa.

Sonora

O projeto não é novo. Foi desenhado pela comunidade durante 3 anos e faz parte da estratégia de proteção do território Ashaninka. Este é o quinto projeto com foco exclusivo em população indígena apoiado pelo Fundo Amazônia.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos/audio/2015-03/fundo-amazonia-libera-dinheiro-para-associacao-indigena-do-acre
PIB:Acre

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Kampa do Rio Amônea
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.