Saúde Indígena: Aldeia Panambizinho, Dourados, MS, espera há quatro anos que recursos sejam usados em Posto de Saúde

Combrate Racismo Ambiental - http://www.racismoambiental.net.br - 05/03/2015
No dia 13 de outubro de 2011, o Jornal Nacional divulgava reportagem feita em Dourados, Mato Grosso do Sul, com o subtítulo "Equipe foi até Dourados investigar onde foi parar o dinheiro enviado pelo Governo Federal para os postos de saúde da reserva indígena". O texto e o vídeo feitos então podem ser acessados AQUI [http://isa.to/1ELqLPe]. O depoimento e as fotos abaixo, cuja autoria foram omitidas, são de hoje e mostram, além do total desrespeito aos Guarani e Kaiowá, igual descaso com o dinheiro público. Vergonha! (Tania Pacheco)

"Quatro anos se passaram desde que esteve em Dourados/MS, mais precisamente nas aldeias Jaguapiru e Bororo, a Equipe do JN, para averiguar o descaso com relação à saúde indígena, principalmente quanto à aplicação de recursos federais que estavam parados nas contas da Prefeitura Municipal, enquanto a equipe de saúde indígena atendia os pacientes em ambientes improvisados e inadequados, sem as mínimas condições sanitárias, oferecendo riscos aos profissionais de saúde e aos usuários.

Dos valores parados, que na ocasião totalizavam R$1.800.000,00 (hum milhão e oitocentos mil reais), cuja aplicação em obras havia sido pactuada entre a gestão municipal, SESAI e lideranças indígenas, parte ainda não saiu do papel e/ou não foi concluída, se arrastando até hoje essa novela.
Dentre as ações previstas estão reformas e ampliação de 05 Unidades de Saúde. Dessas, três foram efetuadas (diga-se de passagem, obras e materiais de péssima qualidade) e duas se encontram paralisadas, abandonadas, sem a conclusão dos serviços. Isto acarreta uma série de transtornos aos profissionais de saúde e à comunidade indígena. Toral descaso!!!

Em situação pior se encontra a comunidade da aldeia Panambizinho, onde só há 01 Posto de Saúde, o qual teve as obras iniciadas e paralisadas faz mais de dois anos. Os materiais, equipamentos e prontuários estão amontoados em meios a poeira, sujeira, materiais da obra e entulhos da reforma. Enquanto isso, os pacientes de toda a aldeia continuam sem um local adequado para receber atendimento das equipes de saúde. A situação é inaceitável!
Perguntamos: Quem é o responsável por este descaso???

http://racismoambiental.net.br/2015/03/05/saude-indigena-aldeia-panambizinho-dourados-ms-espera-ha-quatro-anos-que-recursos-sejam-usados-em-posto-de-saude/

PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Panambizinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.