Em protesto contra Belo Monte, índios invadem sede do Ibama no Pará

Estado de Minas - http://www.em.com.br - 23/04/2015
Em protesto contra Belo Monte, índios invadem sede do Ibama no Pará

Agência Estado

Brasília, 23 - Um grupo de índios invadiu nesta quinta-feira, 23, o escritório do Ibama em Altamira, no Pará. Eles protestam contra o processo de licenciamento da hidrelétrica de Belo Monte, em construção no Rio Xingu, a poucos quilômetros do município paraense.

Os índios ocupam o prédio da Ibama e já atearam fogo em um barco do órgão ambiental federal. O escritório central do Ibama, em Brasília, informou que está monitorando a situação.

Belo Monte aguarda a emissão da licença de operação pelo Ibama, documento que autoriza o consórcio Norte Energia, administrador da usina, a iniciar o enchimento do lago da hidrelétrica. A meta da companhia é iniciar o enchimento de sua represa no dia 15 de setembro, prazo que foi informado pelo consórcio em relatório encaminhado ao Ibama.

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará e o Instituto Socioambiental (ISA) criticam o atraso no atendimento a diversas ações compensatórias aos povos indígenas atingidos por Belo Monte, descumprimentos que o consórcio nega.

Até fevereiro, a empresa Norte Energia ainda tinha que concluir a desapropriação de mais de 2 mil imóveis localizados na área impactada pela usina. O reassentamento total das mais de 20 mil pessoas atingidas pela hidrelétrica é uma das ações compensatórias mais atrasadas da usina.

Se conseguir encher seu reservatório a partir de setembro, a Norte Energia pretende iniciar a geração de energia em novembro, com nove meses de atraso em relação ao cronograma oficial. Por contrato, a usina tinha que ter começado a gerar energia no dia 28 de fevereiro. A operação começaria por sua casa de força complementar, que prevê o acionamento gradual de seis turbinas de 38,85 megawatts (MW) cada.


http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/04/23/internas_economia,640385/em-protesto-contra-belo-monte-indios-invadem-sede-do-ibama-no-para.shtml
Energia:UHE Amazônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Trincheira/Bacajá
  • TI Capoto/Jarina
  • TI Paquiçamba
  • TI Arara da Volta Grande do Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.