MPF e indígenas discutem desintrusão e proteção de área Tembé no Pará

Ministério Público Federal no Pará - MPF/PA - www.prpa.mpf.mp.br - 30/04/2015
Reunião foi realizada nesta quarta-feira, 29 de abril, em Paragominas.


Lideranças da Terra Indígena (TI) Alto Rio Guamá, dos Tembé, no nordeste do Pará, estiveram nesta quarta-feira, 29 de abril, na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Paragominas para buscar informações sobre a desintrusão (retirada de não índios) a ser realizada na TI por determinação de sentença judicial de outubro de 2014.

A procuradora da República em Paragominas, Nathália Mariel Ferreira de Souza Pereira, informou aos Tembé que os trabalhos estão na fase de levantamento de dados sobre a área da desintrusão. O levantamento está sendo feito pelo Exército e pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

O plano de trabalho para a desintrusão está em elaboração pela Secretaria da Presidência da República, pelo Ministério da Justiça, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e pela Fundação Nacional do Índio.

Acompanhados por representantes da organização da sociedade civil de interesse público (oscip) Equipe de Conservação da Amazônia, os indígenas também solicitaram ao MPF apoio para a proteção territorial da TI. Ficou decidido que o MPF solicitará à Polícia Federal e ao Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Estado reunião para discussão do tema.

http://www.prpa.mpf.mp.br/mpf-e-indigenas-discutem-desintrusao-e-protecao-de-area-tembe-no-para
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Alto Rio Guamá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.