Carências na educação e saúde serão pauta de fórum indígena no Amapá

G1 - www.g1.globo.com - 18/04/2015
Os atendimentos em educação e saúde nas aldeias formam a pauta de discussões para o I Fórum Indígena Estadual, programado para os dias 18 e 19 de abril, no Museu Sacaca, em Macapá, e 24 e 25 na aldeia Kumarumã, no município de Oiapoque, distante 590 quilômetros da capital. Segundo a Secretaria Extraodinária dos Povos Indígenas (Sepi), os setores apresentam carências na oferta aos povos indígenas.

O assessor técnico da Sepi Arthur Augusto Figueiredo disse que o evento vai debater políticas públicas voltadas para a população indígena. Ele destaca que apesar dos avanços, a Educação nas aldeias ainda necessita de investimentos.

"Os indígenas do Amapá tiveram conquistas na Educação, como um curso de graduação específico, mas isso não é o suficiente. É preciso mais investimento, entre outros pedidos que serão esplanados durante o fórum", disse.

Em relação à saúde, o assessor falou que as falhas em diversos setores no atendimento, como precariedade em material e profissionais na Casa do Índio (Casai), comprometem a qualidade do serviço.

"A saúde na casa de apoio é precária e atualmente o atendimento tem gerado insatisfação aos povos indígenas. Mas o problema de saúde é algo nacional, infelizmente, que deve ser levantado em discussão com as lideranças e o poder público. O fórum vai debater a busca de soluções para essas e outras demandas", reforçou.

Outros pontos, como cultura, tecnologia e sociedade, também serão debatidos por líderes das aldeias e representantes do poder público. O fórum contará com palestras, ações de saúde e programação esportiva, bem como exposição e comercialização de artesanatos. O evento pretende também expor a história na luta pela sobrevivência e conquistas políticas dos povos indígenas.

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/04/carencias-na-educacao-e-saude-serao-pauta-de-forum-indigena-no-amapa.html
PIB:Amapá/Norte do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Uaçá I e II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.