Operação policial flagra crimes ambientais e apreende armas de fogo na Terra Indígena Urubu Branco (MT)

Ministério Público Federal em Mato Grosso - MPF/MT - www.prmt.mpf.mp.br - 28/04/2015
Após a deflagração da operação e análise do material apreendido, mais de uma dezena de inquéritos policiais foram instaurados para o aprofundamento das investigações


Armas de fogo, motosserras e documentos que comprovam a comercialização ilícita de terras no interior da Terra Indígena Urubu Branco, em Mato Grosso, são o saldo contabilizado até o momento, da operação realizada pela Polícia Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF/MT).

Mais de 70 policiais federais participaram da operação realizada no dia 15 de abril. Após a deflagração da operação e análise do material apreendido, mais de uma dezena de inquéritos policiais foram instaurados para o aprofundamento das investigações e para responsabilização criminal dos envolvidos na ocupação ilícita do território indígena.

Alguns ocupantes da área obtiveram liminares na justiça que asseguram a permanência de não-indígenas na porção norte da Terra Indígena. Para o procurador da República Wilson Rocha Assis, que atua na unidade do Ministério Público Federal em Barra do Garças, as decisões judiciais tem sido utilizadas como pretexto para o ingresso de novos ocupantes na área indígena. Constatou-se ampliação das áreas desmatadas para desenvolvimento de agropecuária e, inclusive, abertura de pistas de pouso para aeronaves.


Há dois anos, um carro da Fundação Nacional do Índio (Funai) que realizava a fiscalização da área foi alvejado por disparos de armas de fogo. A ampliação de pastagens e o aumento do número de posseiros ilegais dificultam o usufruto da área pelo povo indígena da etnia Tapirapé.


A Terra Indígena Urubu Branco, com área de 167.533,3271 hectares, abrange os municípios de Santa Terezinha, Confresa e Porto Alegre do Norte, e foi reconhecida como território de ocupação tradicional dos índios Tapirapé por meio da Portaria no 599, de 02/10/1996, do Ministro da Justiça.

A demarcação da terra indígena foi homologada por Decreto presidencial, publicado no Diário Oficial da União de 08/09/1998. Apesar disso, diversos ocupantes permaneceram na área indígena.

http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/operacao-policial-flagra-crimes-ambientais-e-apreende-armas-de-fogo-na-terra-indigena-urubu-branco-mt
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Urubu Branco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.