Justiça Federal autoriza permanência de indígenas em fazenda de Japorã

G1- http://g1.globo.com - 07/07/2015
A Justiça Federal autorizou a permanência da comunidade guarani-kaiowá de Yvy Katu na Fazenda Paloma, em Japorã, a 470 quilômetros de Campo Grande. A decisão acatou argumentos do Ministério Público Federal (MPF) de Mato Grosso do Sul e negou o pedido de reintegração de posse dos fazendeiros. O órgão ainda reconheceu a legalidade do processo de demarcação de terra, validade pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Para os proprietários, de acordo com o MPF, restou o ajuizamento de uma ação para a reparação de danos contra a União. Conforme a liminar, que se baseia na portaria 1289/05, não há posse lícita fundada em terra tradicionalmente indígena. O processo de demarcação da terra teve início em 1982, quando houve a delimitação de 9.484 hectares em 14 fazendas da região.


Indenização


No ano de 2011, o MPF ajuizou uma ação para obrigar a União e a Funai a indenizar a comunidade Yvy katu em R$ 86 milhões. Se deferido o pedido, o valor deve ser voltado em políticas públicas.



http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2015/07/justica-federal-autoriza-permanencia-de-indigenas-em-fazenda-de-japora.html
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yvy Katu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.