Índios fazem 3 servidores do ICMBio e um da Funai reféns em reserva no AC

G1 - www.g1.globo.com - 18/07/2015
Indígenas lutam pela regularização fundiária de suas terras. Eles exigem presença de servidores federais para liberar reféns.


Três servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio) e um da Fundação Nacional do Índio (Funai) são mantidos reféns na aldeia indígena Nawa, que fica dentro do Parque Nacional da Serra do Divisor. A situação se estende desde a manhã desta quarta-feira (15). A Polícia Federal tenta negociar com os indígenas. De acordo com informações dos órgãos, a liberação dos servidores só deve ser feita com a presença de autoridade federais.
Entre os detidos estão João Damasceno Filho, que é o administrador do Parque, Marbelita Araceli Rodrigues dos Santos e Rútila Ferreira Lima Silva, prestadoras de serviço ao ICMbio, além de Luiz Valdemir Nukuni, coordenador da Funai na região.

Na manhã desta quinta feira (16), um servidor da Funai, que não quis passar informações à imprensa, esteve na Delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro do Sul para tentar a liberação dos retidos.

O povo Nawa faz parte do tronco linguístico pano e hoje luta para resgatar sua língua materna. Atualmente, a população é de aproximadamente 700 pessoas, divididas em quatro aldeias - Sete de setembro, Zulmira, Aquidabã e Novo recreio - localizadas no Rio Moa, numa área de 83.218 hectares que está em processo de regularização fundiária.

O povo Nawa tinha sido considerado extinto entre os anos 1904 e 1998. Em 1999, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) reconheceu os índios que habitavam à margem direita do Rio Moa, na área do Parque Nacional da Serra do Divisor, como sendo remanescentes dos Nawa.

Desde então, se iniciou o processo de reconhecimento étnico e o início da luta pela regularização fundiária do seu território, que culminou com a detenção dos quatro servidores público.

A unidade de conservação da Serra do Divisor tem 8 mil quilômetros quadrados e abrange os municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumartugo, Porto Walter e Rodrigues Alves. O coordenador do Centro de Formação e Tecnologias do Juruá (Ceflora), Evilásio Santos, avalia que o contato dos alunos com a região da Serra do Divisor e sua biodiversidade foi parte imprescindível para formação na área florestal.

Ao G1, a Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que está em constate diálogo com representantes da aldeia. "Ontem [quinta-feira, 16] a noite o presidente da Funai falou diretamente, ao telefone, com o cacique João Nawa para negociar a soltura dos servidores que estão retidos na aldeia e a melhor forma de atender as reivindicações feitas por ele".

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/07/indios-fazem-3-sevidores-do-icmbio-e-um-da-funai-refens-em-reserva-no-ac.html
PIB:Acre

Áreas Protegidas Relacionadas

  • UC Serra do Divisor
  • TI Nawa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.