Ibama e ICMBio desmantelam garimpo do Rio Bóia no Amazonas

Ibama - http://www.ibama.gov.br/ - 11/08/2015
Durante ação conjunta de fiscalização agentes do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio de policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, apreenderam quatro balsas de dragagem mineral, quatro empurradores, 1,04 kg de ouro e uma voadeira com motor de 40 hp, que realizavam atividades garimpeiras clandestinas no Rio Bóia, município de Jutaí/Am. Os infratores envolvidos na atividade foram multados em 27 milhões de reais.

O garimpo do rio Bóia tem causado graves impactos ambientais ao leito do rio, como alteração de meandros, sedimentação e assoreamento. Além disso, também tem provocado poluição e contaminação das águas por uso de mercúrio metálico, mortandade de peixes e destruição de matas ciliares. Ibama e ICMBio continuarão monitorando a região para impedir o retorno das atividades garimpeiras ilegais e assegurar a regeneração natural das áreas impactadas, que estão próximas da Estação Ecológica Jutaí-Solimões, da Reserva Extrativista Rio Jutaí e da Terra Indígena do Rio Biá.



http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-e-icmbio-desmantelam-garimpo-do-rio-boia-no-amazonas
Recursos Hídricos:Poluição

Áreas Protegidas Relacionadas

  • UC Jutaí-Solimões
  • UC Rio Jutaí
  • TI Rio Biá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.