Comunidade indígena planta árvores nativas para reflorestar áreas em RR

G1 - www.g1.globo.com - 12/08/2015
Moradores da Serra do Truaru plantaram 170 mudas de açaí e buriti. Ação, idealizada pelos próprios moradores, ocorreu nesta quarta-feira (12).


Moradores da Comunidade Serra do Truaru, na Terra Indígena Serra da Moça, em Boa Vista, plantaram nesta quarta-feira (12) 170 mudas de açaí e buriti próximo a um açude. No começo do ano, eles enfrentaram uma forte estiagem que fez com que igarapés e lagos da região secassem.
Essas espécies compõem a vegetação que cresce nas margens de rios, igarapés e lagos de Roraima, a chamada mata ciliar, essencial para proteger os leitos d'água.

"Essas árvores nativas armazenam água e impedem que os recursos hídricos acabem. Então, é importante que a comunidade se envolva no plantio delas pra manter esses recursos", alertou a bióloga e educadora ambiental, Anna Karoline Andrade.
A ação foi idealizada pelos próprios moradores, que receberam as mudas da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (SMGA). Para o tuxaua Leôncio Lorenço da Silva, o reflorestamento de algumas áreas da comunidade era um desejo antigo.

"Antes, havia lagos aqui que ficavam cheios por muito tempo. A gente usava a água na plantação e para dar aos animais. Agora, eles secaram. Com o plantio das árvores, a gente espera que voltem a ficar cheios", disse.
As áreas que devem ser recuperadas com o plantio de espécies nativas foram degradadas pelas queimadas e pela pastagem de animais. Na Comunidade Serra do Truaru, moram 254 pessoas que vivem da agricultura e da criação de gado, porcos e outros animais.

"É interessante que foi uma demanda dos moradores, eles que buscaram a prefeitura e o Horto Municipal para pedir as mudas, já se preocupando com o ambiente em que estão vivendo. As comunidades vão ficando cada vez maiores, com mais pessoas, e os recursos ficando cada vez mais escassos e eles estão preocupados em manter o equilibrio ecológico", ressaltou o superintendente municipal de Assuntos Indígenas, Lucas Lima.
Além do plantio das mudas, os moradores também assistiram a uma palestra sobre educação ambiental, que abordou a relação entre floresta e os recursos hídricos.

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2015/08/comunidade-indigena-planta-arvores-nativas-para-reflorestar-areas-em-rr.html
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Serra da Moça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.