Incêndio destrói parque nacional e reserva indígena no Amazonas

G1 - http://g1.globo.com/ - 15/08/2015
Reserva indígena Tenharim e Parque Nacional dos Campos Amazônicos estão queimando desde terça-feira (11). É o maior incêndio em uma área de proteção ambiental registrado em 2015 na região.


Um grande incêndio, que já dura quatro dias, está destruindo um parque nacional e uma reserva indígena no estado do Amazonas.

A floresta quase desaparece em meio a tanta fumaça, no sul do Amazonas, na divisa com Rondônia. A reserva indígena Tenharim e o Parque Nacional dos Campos Amazônicos estão queimando desde terça-feira (11). É o maior incêndio em uma área de proteção ambiental registrado em 2015 na região.

Entre as dificuldades de controlar o incêndio nessa região é que não há rio por perto e, portanto, não tem água para ajudar. O vento é forte e a vegetação está muito seca. Isso ajuda as chamas a se propagarem rapidamente. Outro problema é o calor, que chega a 45oC por volta do meio-dia. "Normalmente, paramos nesse período até as 15h, porque é humanamente impossível combater. Você extenua o brigadista e ele não consegue trabalhar no período da noite, que é o mais propício", explica Roberto Abreu, coordenador do Prevfogo, do Ibama.

Quinze brigadistas usam abafadores, bombas portáteis de água e enxadas. Metade do grupo é de índios da própria aldeia treinados pelo Ibama. "Compromete muito a sobrevivência da comunidade", conta o brigadista Amauri Tenharim.

Um helicóptero do Ibama dá apoio ao trabalho. O instituto estima que o fogo destruiu seis mil hectares de floresta e vegetação rasteira até agora. E ainda há focos de incêndio em vários pontos.



http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/08/incendio-destroi-parque-nacional-e-reserva-indigena-no-amazonas.html
Florestas:Queimadas

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tenharim/Marmelos
  • UC Campos Amazônicos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.