Senar e Kanindé realizam curso de beneficiamento de mandioca na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé - www.kaninde.org.br - 24/08/2015
Quinze indígenas da etnia Jupaú participam do curso de capacitação e fortalecimento das técnicas de higienização e educação ambiental indígena na Fabricação da Farinha promovido pela Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé em parceria com o SENAR/RO e Associação Jupaú com apoio da oganização Amigos da Terra / Suécia .
O treinamento é realizado na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau e tem duração de quarenta horas. Os índios produzem a farinha de mandioca de maneira artesanal e com esse curso eles vão aprender as técnicas para melhorar essa produção, explica Vicente Ferreira, técnico responsável pelo projeto na Kanindé. Fazem parte da ementa do curso orientações sobre as variedades da mandioca e os diferentes tipos de raízes. O objetivo é aprimorar o processo desde a seleção até a trituração, armazenamento e secagem. As técnicas incluem a fabricação das farinhas branca, d água, seca e de tapioca, além da goma e o tucupi. Outro ponto importante é a comercialização do produto. O curso encerra no próximo dia vinte e oito.

http://www.kaninde.org.br/?pag_id=18&p=3416&offset=0
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.