Entenda o histórico de protestos dos índios na barragem de José Boiteux

Diário Catarinense - DC (Florianópolis - SC) - www.diariocatarinense.clicrbs.com.br - 01/10/2015
A maior estrutura para conter cheias do Brasil fica em José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí. A barragem, porém, está inativa por conta da invasão de índios, o que preocupa o Estado com a previsão de El Niño nesta primavera. Confira o histórico de impasses no local.

- A Área Indígena Duque de Caxias foi criada em 1926, com 20 mil hectares, mas ao longo dos anos houve reduções por parte do Estado.

- Em 1965 a área foi titulada: 14.156 hectares foram registrados em favor dos indígenas.

- Em 1976 começa a construção da barragem Norte, na Barra do rio Dollmann, em José Boiteux. A maior parte do alagamento da barragem de contenção das cheias se dá na área demarcada - ocupando um total de 870 hectares. A obra termina em 1992.

- A partir da década de 1990, índios invadem empresas de reflorestamento em Doutor Pedrinho e destroem casa nos arredores da barragem.

- Em fevereiro de 1997, índios ameaçam explodir a casa de máquinas se não fossem atendidas algumas reivindicações de indenizações após a construção da estrutura.

- Policiais são feitos reféns em julho de 1998 e rodovias são fechadas pelos índios.

- Em novembro de 2001 os índios acampam novamente na estrutura de contenção de cheias do Alto Vale.

- Em agosto de 2003 o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, assina uma portaria ampliando as terras indígenas de 14 mil hectares para 37 mil hectares. Os 23 mil hectares a serem somados compõem terras adquiridas por agricultores, que hoje trabalham e subsistem do espaço.

- Em março de 2005, 300 índios invadem barragem, montam acampamento e ameaçam equipamentos, deixando a estrutura sem manutenção e operação. A União admite transferência da barragem para o Estado.

- Manifestantes indígenas querem que a Justiça impeça agricultores de explorar área de extensão da reserva em janeiro de 2009.

- Em junho de 2014, durante uma enchente no Alto Vale, índios invadem a barragem e permanecem acampados até hoje.

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2015/10/entenda-o-historico-de-protestos-dos-indios-na-barragem-de-jose-boiteux-4860029.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ibirama-La Klãnõ
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.