Gentileza: inventor cria implemento agrícola para ajudar aldeia indígena

G1 - www.g1.globo.com - 02/08/2015
Nossa equipe de reportagem foi conferir de perto uma atitude de gentileza que mudou a vida de uma comunidade de índios Tupi-Guarani, em Avaí.

(Veja a reportagem exibida no Nosso Campo em 02/08/2015)

Nessa aldeia 25 famílias vivem da agricultura familiar e cultivam mandioca, abóbora, milho e batata doce, numa área de 220 hectares. Boa parte desse terreno é área de reserva ambiental. Tudo ali é muito simples e a comunidade conta com apenas um trator para fazer todo o serviço da roça.

O destino colocou na vida desses moradores o Seo Joaquim, um homem simpático que mora a poucos quilômetros da aldeia. Ele reparou que para arrancar a batata doce da terra, os índios faziam tudo manualmente ou com enxada. Dessa forma eles perdiam parte da colheita, porque a ferramenta destruía parte dos tubérculos.

O homem, que tem o apelido de "Professor Pardal", inventou um arrancador de batata doce, que pode ser acoplado ao trator e facilitou muito a colheita.

O presente mudou a vida dos índios e a bata pode, por exemplo, ser incluída com mais frequência na merenda escolar, na única escolinha da aldeia. Os índios já aguardam novas invenções do Seo Joaquim. Essa amizade, ainda deve render muitos frutos!

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/nosso-campo/noticia/2015/08/gentileza-inventor-cria-implemento-agricola-para-ajudar-aldeia-indigena.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Araribá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.