Documentário sobre líder indígena mostra luta do Povo Pataxó Hã hã hãe na retomada de suas terras

Rádio Yandê (Rio de Janeiro - RJ) - www.radioyande.com - 08/01/2016
O documentário "RETOMAR PARA EXISTIR: A história do Cacique Nailton Pataxó" foi dirigido pela jornalista indígena Olinda Muniz Silva Wanderley, de 26 anos,Yawar, nascida na Bahia e atuante ativista na luta pelos direitos indígenas. Em Março de 2008 ela fez parte da campanha realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, com depoimentos de diferentes mulheres.

Lançado para o público no início deste ano, ele revela a importante trajetória de luta e resistência do Cacique Nailton Muniz, do Povo Pataxó Hã hã hãe ,de origem também Tupinambá e respeitado pelo movimento indígena em todo o país. Sua história é marcada pela reconquista da Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu em Pau Brasil na Bahia e as dificuldades na infância, mas principalmente pela superação de seu povo por meio da retomada de suas terras tradicionais.

O protagonismo do Cacique Nailton, se tornou mais que um exemplo para lideranças indígenas, com sua personalidade forte e sagacidade ele inspira diferentes gerações. Depoimentos de testemunhas da sua atuação política indígena e parentes, além de reportagens realizadas por empresas de mídia, mostram momentos de sua vida.

Os indígenas Pataxó Hã hã hãe sempre foram alvo de reportagens preconceituosas da grande mídia durante o processo de retomada das terras, acusados de invadir propriedades e sem espaço de resposta para expor sua versão dos fatos noticiados na televisão ou mídia impressa. Um povo que apesar do sofrimento sempre superou os desafios com autonomia e estratégia.


Rádio Yandê - Quando você decidiu realizar um documentário sobre a história do líder indígena Cacique Nailton Muniz e quais os pedaços mais marcantes da trajetória de vida e luta dele?

Olinda: Quando eu percebi que a história de meu povo precisava ser retratada de um novo ângulo, sobretudo de um ponto de vista endógeno, que mostre a forma como nós mesmos nos enxergamos e vemos nossa própria história. O cacique Nailton é um dos líderes do nosso povo é um líder ainda vivo e um dos que mais ativamente participou de nossa luta, assim sua história se confunde intensamente com a história de nosso próprio povo.


Rádio Yandê - Por que RETOMAR PARA EXISTIR ?

Olinda: Porque essa é a realidade de boa parte dos Povos Indígenas do Brasil, nós temos nossos direitos constantemente ameaçados de usurpação, e o principal deles é a terra, e esse direito é o mais fundamental de todos em razão de nosso vínculo cultural e identitário com nossas terras. Grande parte dos Povos Indígena do Brasil sequer tem garantido esse direito e vivem em situação de extremo conflito, como os Guarany


Rádio Yandê - Como é ser jornalista indígena no Brasil ? Você sofreu algum preconceito na universidade e qual foi seu maior desafio ao escolher essa profissão ?

Olinda: Enquanto profissional formada isso ainda é um campo novo para mim, apesar de já ter muito feito esse papel ao externar para o público da sociedade nacional a realidade que nosso povo estava vivendo nas retomadas, principalmente para combater o trabalho negativo feito pelas empresas de mídia. E mesmo antes disso, ainda fiz alguns trabalhos publicados pela ONG Thydêwá, todos com a mesma ótica que procurei imprimir neste documentário, ou seja, uma perspectiva mais interna e positiva a respeito do meu povo, de nossa história. Sendo assim, como sempre lidava com "mídias alternativas" acredito que eu tenha sido uma indígena jornalista sem que isto tenha demandado de mim maiores esforços que não o de estudar. Mas tenho consciência que se fosse trabalhar nas empresas da mídia tradicional a situação seria completamente divergente.

A escolha da profissão foi uma escolha natural já que lhe dava com trabalhos dessa natureza antes de escolher essa profissão. Na minha faculdade não sofri qualquer tipo de preconceito, a exceção da já conhecida visão estereotipada do indígena, mas que sempre foi facilmente contornada. Ao contrario de uma posição verdadeiramente "preconceituosa" minha faculdade, tantos os alunos como os professores e direção sempre me deram muito espaço e voz, tendo inclusive valorizado o fato deu ser Indígena e procurado aprender comigo sobre a realidade de nossos povos.


Rádio Yandê - Qual sua opinião sobre as reportagens preconceituosas realizadas por algumas empresas de mídia ?

Olinda: Algumas não, quase todas. As empresas de mídia servem a um proposito muito claro que é defender o status quo, o Estado de uma sociedade capitalista e suas empresas, sua elite, que veem a todos os que não os servem aos seus objetivos, como empecilho ao seu desenvolvimentismo, ao seu uso predatório dos recursos planetários, então tratam os Povos Indígenas por essa ótica, procurando justificar seu extermínio.


Rádio Yandê - Indígenas da comunidade foram assassinados e torturados de forma brutal por não indígenas na luta pela reconquista das terras. Você ou sua família já presenciaram alguma situação de conflito ?

Olinda: Sim, muitos indígenas já foram assassinados e mesmo torturados em minha comunidade, mas isso sempre foi motivo para nos unir ainda mais em torno de nossos objetivos comuns, nos tornar ainda mais aguerridos e no final sempre deu ainda mais força a nossa luta. Como bem disse o cacique Nailton
"Vamos morrer lutando, mas vamos sempre brigar por aquilo que é nosso", e os que morreram, morreram assim lutando por aquilo que é nosso. Pessoalmente já presenciei muitas situações de conflito, fui obrigada a estudar alguns anos fora em razão disto, mas assim como para os outros, foi razão deu brigar ainda mais e hoje estou aqui dando continuidade ao que sempre me engajei.


Rádio Yandê - Quais diferenças nos documentários realizados por indígenas sobre a questão indígena dos que não são feitos por indígenas ? Qual a importância do registro da história oral sob uma ótica indígena ? Como foi seu processo de produção do documentário e seleção das entrevistas ?

Olinda: A grande diferença está na visão endógena dos indígenas, normalmente nosso recorte da realidade tem mais a ver com a forma como nos enxergamos. A importância disto está em registrar a nós mesmos dessa forma. O documentário que fiz já parte do conhecimento de uma realidade que eu já dominava, algo sobre o qual eu mesma participava e tinha sociedade. Em meu texto que acompanhou o documentário entregue como requisito para conclusão de curso citei Malinowsk e seu método de observação participante justamente por considerar que só podemos tratar daquilo que conhecemos bem, e entendo que a melhor forma é de uma perspectiva própria daqueles que estão envolvidos, sobretudo em um documentário. Baseada nisto, escolhi as pessoas que eu já sabia de antemão que dominam aquilo que eu gostaria de retratar, assim, dei voz a estas pessoas e usei os recortes que melhor retratavam a história que procurei evidenciar, registrar e dar visibilidade.


Rádio Yandê - O número de universitários indígenas cresce todos os dias. Como é para você ajudar seu povo com o que você aprendeu na universidade e a importância do acadêmico possuir consciência que os conhecimentos adquiridos não são apenas para a vida profissional mas também úteis para fortalecer suas comunidades ?

Olinda: Entendo que todo conhecimento é social e deva ser devolvido à sociedade da melhor forma, também tenho consciência que nossas relações são politicas e que a forma como os conhecimentos são usados também é tratada politicamente, então entendo que de um ponto de vista ético é uma especie de obrigação daquele que estuda devolver esse conhecimento de uma forma correta para suas comunidades e não servindo aos interesses de corporações.


Rádio Yandê - Qual mensagem você gostaria de deixar para outros comunicadores e documentaristas indígenas ?

Olinda: Que documentem e retratem seu povo de seus próprios pontos de vista, evitando se contaminar em excesso com as visões externas, mesmo entendendo que nosso trabalho deva ser acessível à todos os que os irão assistir, ler, enfim, ter acesso. Que sejamos nós mesmos, e não abrirmos mão de nossa identidade e modo de ser para simplesmente agradar ao outro, não aparecer ao outro como o outro gostaria de nos ver. Por muito tempo já fomos retratados de forma que não nos reconhecíamos, o papel dos comunicadores indígenas é retratar suas comunidades de forma que nos reconheçamos nestes trabalhos.

RETOMAR PARA EXISTIR: A história do Cacique Nailton Pataxó

http://radioyande.com/default.php?pagina=blog.php&site_id=975&pagina_id=21862&tipo=post&post_id=473
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Caramuru / Paraguassu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.