Terras indígenas ameaçadas pela mineração

Fátima Missionária- http://www.fatimamissionaria.pt - 03/02/2016
Terras indígenas ameaçadas pela mineração

Texto Francisco Pedro | Foto DR | 03/02/2016 | 07:02

Dados revelados pelo Instituto Socioambiental indicam que este ano, do total de processos de exploração ou intenção de exploração, mais de 17 mil incidem sobre Terras Indígenas ou Unidades de Conservação na Amazónia brasileira
O programa de monitorização do Instituto Socioambiental (ISA) apresentou recentemente novos dados sobre os processos de exploração de minério para o ano de 2016, sobretudo os que incidem, total ou parcialmente, sobre Terras Indígenas (TI) e Unidades de Conservação (UC) na Amazónia brasileira.

Segundo a instituição, de um total de 44.911 processos, 17.509 incidem sobre TI e UC, referindo-se, a maioria, a trabalho de garimpo. O minério com mais interesse é o ouro, por cerca de 70 por cento dos requerimentos são referentes à exploração ou intenção de exploração desse produto.

O ISA recorda que atualmente não é permitida a exploração mineira em TI, em UC de proteção integral e em algumas categorias de UC de uso sustentável, mas a tramitação de algumas propostas legislativas, continua a ameaçar esses territórios. As TI mais procuradas para exploração são: Yanomami, Menkragnoti e Alto Rio Negro.

Fátima Missionária- http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=33875&sec=8
Mineração em Terras Indígenas

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Menkragnoti
  • TI Yanomami
  • TI Alto Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.