Roteiro turístico Caminhos de Macunaíma está em fase de consolidação

Boa Vista Agora (Boa Vista - RR) - www.boavistaagora.com.br - 22/02/2016
Equipe técnica, formada por servidores das Secretarias estaduais de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e do Índio (SEI), acompanhada por indígenas e por operadores locais de turismo, inicia nesta terça-feira (23), uma viagem de três dias à Terra Indígena (T.I.) São Marcos, para elaboração do roteiro turístico Caminhos de Macunaíma.
Esse é o primeiro itinerário de turismo étnico e ecológico a ser criado em área indígena de Roraima, após normatização feita pela Funai (Fundação Nacional do Índio) em junho do ano passado, e será submetido a aprovação, para homologação, no próximo dia 2 de março, durante assembleia geral dos povos da T. I. São Marcos.
O projeto de empreendimento turístico, inserido no Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 do governo estadual, por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Terra Indígena São Marcos, inclui, entre outros atrativos, o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada; os Lavrados do Maruai, onde poderão ser observados os cavalos selvagens de Roraima, e a Trilha do Coatá, na Comunidade Nova Esperança. Todos localizados no município de Pacaraima.
O roteiro de visitação prevê o ponto de recepção e de partida na Fazenda São Marcos, município de Boa Vista, com paradas nos demais locais, passando por um percurso estimado de mais de 400 quilômetros. De acordo com o diretor do Detur (Departamento estadual de Turismo), Ricardo Peixoto, a previsão para conclusão do circuito é de três a cinco dias e, além das belezas naturais, os turistas terão acesso a informações variadas sobre a cultura ancestral dos povos indígenas.

"Teremos um novo produto para oferecer, certamente, tão relevante quanto o Monte Roraima. Falaremos dos caminhos percorridos pela figura lendária de Macunaíma, tão importante para a cultura dos povos nativos. Em cada ponto de parada, haverá um indígena para contar histórias, apresentar dança, mostrar como são feitas comidas e bebidas típicas", explicou Ricardo Peixoto.
Segundo ele, alguns trechos do trajeto poderão ser percorridos de bicicleta ou a cavalo. "Nessa viagem, vamos fazer um levantamento dos pontos turísticos e dividi-los. Realizaremos também um estudo de logística, a fim de definir os lugares aonde poderemos ir de carro, as trilhas a serem percorridas a pé. Além disso, temos, de antemão, alguns locais que podem ser visitados de bicicleta ou a cavalo, é o caso dos Lavrados do Maruai, por exemplo", disse o diretor.
A infraestrutura rodoviária e de atendimento ao turista também serão avaliadas pelo grupo técnico do governo e pelos empreendedores nos três dias de visita à T.I. São Marcos. Conforme Ricardo Peixoto, como o projeto está inserido no PPA, há previsão orçamentária de investimentos.
Quanto à situação de hospedagem na fase inicial do plano de visitação, segundo ele, está em análise se os turistas poderão permanecer nas comunidades ou dormirão em Pacaraima e retornarão no dia seguinte para a área indígena. "Assim, movimentaríamos também a economia da cidade", ressaltou.
De acordo com Ricardo Peixoto, já existem operadores nacionais e internacionais interessados nesse novo produto. O objetivo do Departamento de Turismo é transformar o roteiro Caminhos de Macunaíma em objeto de atração de visitantes nacionais e estrangeiros e alavancar ainda mais o setor, que deslanchou nos últimos dois anos, com crescimento de 68,6%, fazendo o Estado avançar dez posições, saindo da 26ª para a 16ª, no ranking do Ministério do Turismo, quando avaliada a intenção de viagens para a região.

http://www.boavistaagora.com.br/roteiro-turistico-caminhos-de-macunaima-esta-em-fase-de-consolidacao/
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI São Marcos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.