Terra Indígena São Marcos, em Roraima, recebe projeto turístico

G1- http://g1.globo.com - 05/03/2016
A Terra Indígena Reserva São Marcos, localizada no Norte de Roraima, vai receber o projeto turístico 'Caminhos de Macunaima', que visa levar visitantes às áreas indígenas do estado. O projeto foi votado por lideranças indígenas durante Assembleia Geral realizada na comunidade Boca da Mata, em Pacaraima, e será administrado pelos próprios índios.

De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Alexandre Henklain, esse foi a hora é de ouvir os indígenas e trabalhar da melhor forma para que a gestão do projeto possa caminhar. Todavia, requer estudos mais aprofundados e será submetido ao crivo da Fundação Nacional do Índio (Funai) e deliberado pelas comunidades.

"Em todo esse tempo houve uma acolhida muito favorável na Reserva Indígena São Marcos, esse entendimento foi prosperando até ser apresentado nessa assembleia que estava muito bem representada. Os indígenas querem que todas as comunidades possam ser incorporadas nesse processo de planejamento. Lembramos que os protagonistas serão os próprios indígenas, todos esses projetos deverão ser desenvolvidos por eles", ressalta.


Mais infraestrutura para o turismo


Uma das ações previstas para a região é o asfaltamento de 11 km que dá acesso à Pedra Pintada. Outro ponto será a reconstrução da passarela que liga as margens do rio Parimé, próximo à Pedra Pintada, e uma adequação de infraestrutura para que o turismo receptivo possa acontecer com segurança.

"A palavra de ordem é profissionalismo. Temos a preocupação de evitar o turismo de massa, espontânea, substituindo por um turismo controlado, com roteiros pré-estabelecidos, com dias e horários definidos para que as comunidades sempre saibam e se preparem para isso", afirma Henklain.


'Caminhos de Macunaima'


O projeto turístico busca levar visitantes às áreas indígenas de Roraima. São localidades onde predominam os Lavrados de Maruai que podem ser percorridos em diversos espaços de tempo, por exemplo, um turista poderia permanecer três dias ou mais conhecendo a região, pernoitando nas comunidades, ou pode apenas conhecer parte da região em um dia.

Em um roteiro com saída e chegada na Fazenda São Marcos, em um itinerário de mais de 400 quilômetros, os turistas podem observar os cavalos selvagens de Roraima. O diretor do Departamento de Turismo, da Seplan, Ricardo Peixoto, informou que os visitantes percorrerão por várias trilhas, cada uma com um nome, mas o conjunto delas formam os Caminhos de Macunaima.

"Uma é a Trilha do Macaco, onde o visitante pode ir até a cachoeira do Macaco. Outra é uma trilha pelo leito do rio Surumú. Também há as trilhas do Perdiz, da Pedra Pintada e da Pedra do Pereira, onde se observam inscrições rupestres. Outras são as trilhas do Bananal e do Cuatá, onde se percorrem comunidades indígenas. Esperamos que o futuro visitante possa se 'deliciar' com as histórias sobre os ritos e mitos daquela região, contadas pelos próprios moradores que vivem ali desde sempre ", disse Peixoto.



http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2016/03/terra-indigena-sao-marcos-em-roraima-recebe-projeto-turistico.html
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI São Marcos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.