Denunciada na ONU matança de indígenas

Diário do Grande ABC (Santo André-SP) - 30/08/1988
A Associação Terra dos Homens declarou, ante a Subcomissão de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra, a situação preocupante dos povos indígenas brasileiros, em especial aqueles que se situam no Vale do Javari, no norte do país. Segundo a entidade, apesar do decreto que proíbe a entrada de não índios em terras indígenas, há uma constante invasão por parte de madeireiros e seringueiros, que ameaça tanto física quanto etnicamente os povos indígenas.
Dentre os exemplos citados pela reportagem, o de mais destaque foi o do povo Ticuna que tem apenas 10% de suas terras delimitadas oficialmente, situação que provoca inúmeros conflitos, como por exemplo, a matança de 15 índios Ticuna na região do Capacete.
PIB:Solimões

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI São Leopoldo
  • TI Vale do Javari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.