Em disputa de terras, indígenas e agricultores bloqueiam via em SC

G1- http://g1.globo.com - 10/03/2016
A estrada entre os municípios de José Boiteux e Vitor Meireles, na localidade de Barra Dolmann, teve pontos interditados nesta quarta (9) e quinta-feira (10). O motivo são impasses territoriais entre indígenas e agricultores, informou o diretor da Secretaria do Índio de José Boiteux, Brasílio Priprá.

Segundo o diretor, na noite de quarta, agricultores utilizaram um trator para juntar montes de terra e fazer um bloqueio na estrada. Depois, os indígenas também fizeram uma interdição.

Com os bloqueios, não era possível passar de automóvel. Conforme o prefeito de José Boiteux, Jonas Pudewell, os cerca de 20 agricultores que estavam entre esses dois pontos ficaram isolados, sem poder sair.

Nesta quinta, havia apenas uma interdição, feita pelos agricultores, de acordo com o diretor. O impasse entre esse grupo e os indígenas está relacionado às terras da reserva.


Interdição com galhos


O cacique Samuel Priprá contou que, na noite de quarta, "fomos avisados que os agricultores trancaram a estrada".

Como os indígenas acharam que eles invadiam as terras da aldeia, também fizeram um bloqueio "para ter uma certa segurança", já que ouviram que eles estariam armados. A interdição foi feita com galhos e os indígenas controlavam a entrada e saída.

Pela manhã desta quinta, os indígenas acionaram o Ministério Público Federal (MPF) e a Justiça Federal. A Polícia Militar também esteve no local.

Conforme o cacique, houve conversa entre os indígenas e os agricultores e, na tarde desta quinta, os grupos tentam negociar no MPF de Rio do Sul, também no Vale do Itajaí.

O G1 entrou em contato com o MPF, mas não obteve resposta em relação à reunião até a publicação desta notícia. O G1 também entrou em contato com a Polícia Federal e a Fundação Nacional do Índio (Funai), mas foi informado que as pessoas responsáveis não estavam disponíveis para entrevista.



http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/03/em-disputa-de-terras-indigenas-e-agricultores-bloqueiam-em-sc.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ibirama-La Klãnõ
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.