Indígenas e agricultores fazem bloqueio em estradas da zona rural de José Boiteux

Diário Catarinense- http://dc.clicrbs.com.br - 10/03/2016
Índios e agricultores travam uma guerra de braço em José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí. Nesta quinta-feira os dois povos bloquearam as estradas da zona rural da cidade, o que dificulta o trânsito na região. Os agricultores interromperam a estrada que dá acesso ao município vizinho de Vitor Meireles. Do outro lado, os indígenas bloqueiam o tráfego em direção à Barragem Norte e ao centro de José Boiteux.

O cacique da aldeia Palmeirinha, Samuel Pripra, explica que a situação já foi levada ao conhecimento do Ministério Público Federal, em Rio do Sul, que trabalha na mediação da situação. Os indígenas reivindicam a posse de alguns terrenos ocupados por agricultores que estão localizados em uma região considerada de propriedade indígena pelo Ministério da Justiça.

"Conversamos hoje com os agricultores para que não haja mais este conflito" - relatou o indígena.

No entanto, afirma que os bloqueios ainda não cessaram e há chances que prolonguem-se durante a madrugada. A situação é acompanhada pela Polícia Militar (PM) que fez rondas na região na quinta e sexta-feira pela tarde. Não há registros de reféns.

A disputa está no Supremo Tribunal Federal desde 2007. Quem comprou terrenos espera demarcação. Já os índios aguardam receber de volta o que perderam quando a Barragem Norte começou a ser construída, no fim da década de 1970. Em 2003, o ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos assinou portaria ampliando as terras indígenas de 14 mil para 37 mil hectares. Os 23 mil extra compõem áreas adquiridas por agricultores, que hoje subsistem do espaço.



http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticia/2016/03/indigenas-e-agricultores-fazem-bloqueio-em-estradas-da-zona-rural-de-jose-boiteux-5004498.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ibirama-La Klãnõ
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.