Após acordo, indígenas e agricultores retiram bloqueios de José Boiteux

G1- http://g1.globo.com - 11/03/2016
Depois de dois dias, agricultores e indígenas de José Boiteux, no Vale do Itajaí, chegaram a um acordo. A estrada que liga o município ao vizinho Vitor Meireles, que estava com pontos de bloqueio, foi liberada na manhã desta sexta-feira (11), como mostrou o RBS Notícias.

A estrada na localidade de Barra Dolmann teve pontos interditados na quarta (9) e quinta-feira (10). O motivo foram impasses territoriais entre indígenas e agricultores, informou o diretor da Secretaria do Índio de José Boiteux, Brasílio Priprá.

Representantes dos indígenas e agricultores foram ao Ministério Público Federal (MPF) na quinta resolver essa situação.

Ficou decidido que a Fundação Nacional do Índio (Funai) vai fazer um estudo em todas essas terras, consideradas indígenas, para identificar o que os agricultores construíram. Isso para que se possa começar um processo de indenização.

"Cada colono financiou trator e implementos em cima destas terras. O terreno em que nós estamos aqui o governo deu pelo banco da terra, que é um programa do governo federal", disse o agricultor e vereador de José Boiteux, Gilson Lehmkuhl.

"Não temos para onde ir, não temos onde fazer as nossas moradas, nossos alunos, nossos filhos estão sem aulas", exclamou a presidente nacional do Conselho das Mulheres Indígenas, Cullunh Teie.

Histórico
Há mais de 10 anos, o Ministério da Justiça ampliou as terras indígenas. Passou de 14 mil para 37 mil hectares. Só que os agricultores adquiriram áreas que ficam dentro da demarcação.

A disputa está no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2007. Enquanto o impasse não se resolve em Brasília, indígenas e agricultores precisam aprender a conviver na mesma terra.

"Nós estamos aguardando neste momento um documento formal dos agricultores. A partir desse documento, nós estaremos encaminhando à coordenação regional da Funai", disse o chefe de coordenação técnica da Funai de José Boiteux, João Batista Osellame.



http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/03/apos-acordo-indigenas-e-agricultores-retiram-bloqueios-de-jose-boiteux.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ibirama-La Klãnõ
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.