Indígenas participam de 1ª Copa Indígena do Alto Solimões em Benjamin Constant (AM)

A Crítica- http://acritica.uol.com.br - 12/03/2016
Começa logo mais à noite o primeiro Jogos Tradicionais e Intercâmbio Cultural da 1ª. Copa Indígena do Alto Solimões sediado na Comunidade Indígena de Filadélfia no município de Benjamin Constant (a 1.116 km de Manaus), Região do Alto Solimões.

Ao todo mais de 400 indígenas de cinco etnias de sete municípios da região já estão na comunidade cuja população é de aproximadamente duas mil pessoas. Os jogos são realizados pela Prefeitura de Benjamin Constant e o Ministério dos Esportes.

Durante sete dias serão disputadas 22 modalidades esportivas das quais 17 são tradicionais, como zarabatana, peçonha (subida em açaizeiro), briga de galo, corrida de camaleão, dentre outras modalidades.

O coordenador geral de Políticas Esportivas Indígenas da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério dos Esportes, Jorge França Pankará desembarcou na manhã de hoje na Comunidade Indígena de Filadélfia e elogiou a organização dos jogos.

"A Prefeita está de parabéns por realizar os jogos", afirmou Pankará ao se referir a prefeita de Benjamin Constant, Iracema Maia que conseguiu trazer os jogos para Benjamin Constant através de convênio com o Ministério dos Esportes.

Os jogos serão oficialmente abertos às 18h30min (19h30min em Manaus), na quadra de esportes da Escola Municipal Indígena Ebenezer, localizada no centro da comunidade.

Já pela manhã a movimentação era intensa na cidade com a chegada das delegações indígenas na busca de credenciamento de seus atletas. Por volta das 12 horas a coordenação geral se reuniu com as delegações para a entrega do regulamento geral e do regulamento específico de cada modalidade esportiva em disputa.



http://acritica.uol.com.br/noticias/Indigenas-Solimoes-Benjamin-Constant-AM_0_1538846128.html
PIB:Solimões

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tikuna de Santo Antônio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.