Estudante indígena é morto a facada em reserva de Tabatinga, no AM

G1- http://g1.globo.com - 12/03/2016
O estudante tikuna Renilson Fortunato Dique, de 16 anos, foi morto nesta sexta-feira (11) com uma facada nas costas enquanto andava de bicicleta pelas ruas na aldeia onde morava, na reserva Umariaçú II, em Tabatinga, a 1.108 km de Manaus. Segundo família, integrante de uma gangue rival teria cometido o crime. Um homem foi preso e um adolescente suspeito de dar a facada continua sendo procurado pelas polícias civil e militar.

Magnólia Ramos, tia da vítima, disse que a família pede por justiça e que o culpado pela morte de Renilson seja preso. À Rede Amazônica, o cacique da reserva Umariaçú II afirmou que a violência entre os jovens é comum, muitas vezes motivadas pelo uso de álcool, drogas e até solventes como gasolina.

"É sangue derramado quase todas as noites. Quando não morre, é corte, é paulada. Isso é muito preocupante", lamenta o cacique, que afirma ter tido oito mortes violentas de adolescentes nos últimos três anos.

Segundo a polícia, as mortes que acontecem na aldeia têm relação com brigas de grupos de jovens moradores na reservas Umariaçú I e Umariaçú II. O indígena Dalson Emílio Afonso, de 27 anos, foi detido por intregrar a suposta gangue que matou o adolescente.

"O maior está sendo indiciado pelo homicídio e por corrupção de menores. A Polícia Civil junto com a Polícia Militar ainda está em diligência para localizar o menor infrator", informou o delegado da cidade, Renato Simões.



http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2016/03/estudante-indigena-e-morto-facada-em-reserva-de-tabatinga-no-am.html
PIB:Solimões

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tukuna Umariaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.