Demarcação de terras Mura em Autazes

A Crítica (Manaus-AM) - 06/03/1991
Uma comissão integrada por parlamentares, jornalistas e dirigentes do Conselho das Organizações indígenas da Amazônia Brasileira, se reuniu com os índios Mura e o prefeito do município de Autazes com o objetivo de solucionar o problema de demarcação das terras Mura. Apesar de sempre habitarem a região, eles não possuem mais terras para cultivar e nem mesmo para morar, e assim se encontram espalhados nos bairros da periferia da cidade, distanciados de sua cultura e das tradições antigas de seu povo.
Segundo o líder Mura, Cláudio Pereira, eles sentem a necessidade de se reagruparem assumindo sua identidade e suas origens. Para isso, é necessária a demarcação de suas terras, além da construção de uma escola pública indígena, uma casa de trânsito, uma sede para o Conselho Indígena Mura e um posto médico de primeiros socorros.
PIB:Tapajós/Madeira

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Pantaleão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.