Xacriabás denunciam maus-tratos

Hoje em Dia (Belo Horizonte - MG) - 17/08/1991
Seis índios da etnia Xakriabá denunciaram ontem à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Belo Horizonte descaso e maus-tratos por parte de funcionários da Funai. Segundo eles, faz muito tempo que não conseguem se tratar no posto do órgão que funciona na terra indígena e, na maioria das vezes, são encaminhados para a Regional da Funai de Governador Valadares, de onde foram expulsos anteontem pelo delegado regional. Através de um requerimento a ser enviado para a Procuradoria Geral da República e a governantes, o Movimento de Ação pela Cidadania dos Índios em Minas Gerais e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara denunciam a situação e pedem providências urgentes.
Além disso, o povo Maxakali denunciou ontem na Câmara o chefe do posto da Funai, identificado como Antônio, por estuprar uma índia. A situação que os Maxakali enfrentam é de violência constante e crescente, por parte de funcionários do órgão e por parte de fazendeiros e jagunços, que invadem as terras indígenas.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xakriabá
  • TI Maxakali
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.