"Genocídio indígena anunciado! O homem branco se cala!"

GGN- http://jornalggn.com.br - 29/03/2016
Os Guarani-Kaiowá da Aldeia Takuara pedem apoio urgente. Está nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF) a liminar de reitegração de posse da aldeia localizada no município de Juti, Mato Grosso do Sul. É a terceira liminar de despejo, de acordo com blog Amazônia em Foco. A terra foi declarada de posse permanente do grupo indígena Kaiowá em 4 de julho de 2010 pelo então ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto.

Em depoimento, a guerreira Guarani-Kaiowá Valdelice Veron denuncia violências de pistoleiros, policiais militares e federais, e também do Departamento de Operação da Fronteira (DOF). "A Terra Índigena Taquara hoje está se transformando para nós numa terra de sangue", reflete a guerreira, tendo em vista que a região foi palco do massacre que resultou no assassinato do Cacique Marcos Veron, em 2003.

"Enquanto não houver demarcação que garanta o direito dos indígenas aos seus territórios originários, a cada retomada haverá tentativa de despejo, e a cada despejo haverá conflito e violência, porque os Guarani-Kaiowá estão dispostos a perder a vida, mas não perder suas terras", relata em post a Central Sindical e Popular.

O desembargador Hélio Nogueira, do Tribunal Regional Federal da Terceira Região, anulou decisão anterior favorável à comunidade indígena. Quem pede a reintegração dos 9.700 hectares de terra é Ramão Cristaldo. O título dessa matéria foi retirado do post de um grupo de jovens indígenas [https://www.facebook.com/ajidourados/].



http://jornalggn.com.br/noticia/genocidio-indigena-anunciado-o-homem-branco-se-cala
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Taquara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.