Operação no Pará desocupa não-indígenas de Terra Indígena

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com - 14/04/2016
De acordo com o Diário Oficial da União, o Ministério da Justiça autorizou a operação de desocupação de não-indígenas na Terra Indígena Apyterewa. A ação é realizada pela Funai em conjunto com o Ministério da Justiça, Ministério da Defesa, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Incra. A terra fica nas proximidades do município de São Felix do Xingu, no Estado do Pará.

A Terra Indígena Apyterewa é um território tradicional indígena do povo Parakanã homologado por decreto presidencial, em 19 de abril de 2007. O local faz parte do conjunto de terras indígenas afetadas pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte e sua regularização fundiária. No processo de licenciamento ambiental do empreendimento ficou decidido a retirada dos ocupantes não-indigenas dessa terra. Por esse motivo está sendo feito a desocupação dessas comunidades. A desocupação tem amparo em diversas decisões judiciais já proferidas.


Os Parakanã


Os Parakanã eram habitantes tradicionais da região entre os rios Pacajá e Tocantins, no Pará. O primeiro contato aconteceu na década de 70 por conta da abertura da BR-320, a Transamazônia. Por causa da construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, eles foram removidos de suas terras tradicionais.

Esse povo atualmente vive em duas terras indígenas diferentes. A primeira é denominada Terra Indígena Parakanã, localizada na bacia do rio Tocantins. Essa terra já está demarcada e possui a extensão de 351 mil hectares. A segunda é a Terra Indígena Apyterewa, com 773 mil hectares, dos quais 80% do território encontra-se ocupada irregularmente por não indígenas.



http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/cidades/operacao-no-para-desocupa-nao-indigenas-de-terra-indigena/?cHash=a8c800476e5ba8c4fefeb94052725b13
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Apyterewa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.