A Tribuna (Santos - SP) - 11/09/1994
As declarações de Hélio Jaguaribe a respeito da questão indígena brasileira foram motivo de críticas feitas por comunidades indígenas. O índio Tibiriçá comentou a posição de Jaguaribe afirmando seu equívoco, além de expor a situação da saúde vivida em suas terras. O índio defendeu a demarcação de TIs, lembrando os conflitos existentes com os fazendeiros.
O ecologista Ernesto Zwarg comentou a mesma declaração de Jaguaribe, manifestando sua posição contrária. Zwarg também criticou sua cidade, Itanhaém, no que diz respeito à questão indígena.
A situação de uma criança indígena de seis anos, Celso Guarani, vem preocupando a população. Seu quadro de saúde apresenta anemia, desnutrição e hepatite. Segundo o médico responsável pelo caso, o menino está definhando aos poucos. Uma mobilização pela ajuda da Funai está sendo feita por mulheres de Itanhaém.
Índios:Direitos Indígenas
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Peruíbe
- TI Rio Branco (do Itanhaém)
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.