Após o Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena ser cancelado pela Prefeitura de Bertioga, os índios guarani da Aldeia Rio Silveira montaram uma programação especial para celebrar a cultura indígena entre quinta-feira (21) e sábado (23).
O Festival de Cultura Indígena Guarani Mbya é uma iniciativa da Aldeia, com apoio da Prefeitura de Bertioga, e vai comemorar o Dia do Índio, celebrado nesta terça-feira (19). "Mbya", em guarani, significa "verdadeiro".
Toda a programação acontece das 9h às 19h no campo de futebol da Aldeia Rio Silveira. São esperados 60 índios das aldeias de Parelheios, em São Paulo, e Sapucai, de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, ambas da etnia Guarani. Cerca de 400 índios da Aldeia Rio Silveira também irão participar.
No período da manhã, os guarani farão apresentações culturais de dança e música. A beleza do artesanato estará em exposição. Os visitantes também poderão interagir com os índios, por meio da pintura corporal, cada uma com um significado especial.
Na parte da tarde, eles farão apresentações de dança, como o xondaro guerreiro e a tangara guerreira, ritual que representa o final da adolescência e o início da fase adulta para os jovens da etnia. Ainda haverá apresentações esportivas, com disputas no arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, corrida e futebol. E, para encerrar a programação, os Guarani vão apresentar a beleza das mulheres indígenas, com o Desfile de Xondaria.
O Festival de Cultura Indígena Guarani Mbya é gratuito. O acesso à Aldeia Rio Silveira é feito pela SP-55 (Rodovia Rio-Santos), no km 189, pela Alameda Mauá.
http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/04/aldeia-guarani-celebrara-cultura-indigena-durante-tres-dias-em-bertioga.html
PIB:Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Ribeirão Silveira
- TI Tenondé Porã
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.