Crianças tupis-guaranis se divertem com a equipe do Terra da Gente

G1 - http://g1.globo.com - 21/04/2016
A equipe do Terra da Gente foi até o litoral de São Paulo conhecer uma tribo indígena que mantém viva as tradições tupis-guaranis. A aldeia Piaçaguera, que é composta por 30 famílias, e fica em uma região entre o Peruíbe e Itanhaém.

Nossos repórteres conversaram com a líder Catarina Delfina dos Santos, que aprendeu o português ainda menina e atualmente é uma das responsáveis por ensinar músicas, crenças e língua tupi-guarani para as crianças.

E foram esses pequenos que chamaram atenção do time do Terra da Gente, sendo o destaque o menino Ismael, que se encantou com a presença dos repórteres na aldeia.

"Ismael apareceu dizendo que ia jogar bola, mas quando viu a câmera ficou todo curioso, perguntando se a gente ia tirar foto", lembra o repórter cinematográfico Vanderlei Duarte. "Contei que íamos gravar e então ele demonstrou mais interesse sobre o equipamento. Esqueceu o futebol e disse que queria aprender a filmar."

Pelo fato de os indiozinhos viverem perto de centros urbanos, a equipe não imaginou que iriam reagir de forma curiosa aos equipamentos como câmera e microfone.

"Não imaginei que eles ficariam impressionados com tudo. Queriam saber como a câmera funcionava, o que fazia, o que era o microfone e cada peça que carregávamos", acrescenta o repórter Eduardo Lacerda.

A experiência foi marcante tanto para os indiozinhos quanto para os repórteres.

"Nós brincamos bastante com as crianças. Foi um momento bem especial e ganhamos o dia com a presença delas", afirma Vanderlei.



http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2016/04/criancas-tupis-guaranis-se-divertem-com-equipe-do-terra-da-gente.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Piaçaguera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.