Aldeia indígena recebe visitação em fazenda de Rafard durante seis dias

G1 - http://g1.globo.com - 27/04/2016
A Fazenda São Bernardo, em Rafard (SP), recebe, desde terça-feira (26 até domingo (1), a Comunidade Indígena Tupi-Guarani da Aldeia Tekóa Porã, de Itaporanga (SP). Durante seis dias, o local estará aberto para o público conhecer os costumes, rituais, danças e elementos tradicionais dos índios. A visitação é gratuita.

Os visitantes terão a oportunidade de conviver com a cultura e tradição dos Tupi Nhandeva, que irão transformar a Fazenda São Bernardo, localizada na zona rural do município, em um Caaporã, que significa "mato bonito" na língua indígena.

Durante a estadia na fazenda, os índios irão mostrar seu modo de vida aos visitantes, que poderão vivenciar cânticos sagrados, conhecer ervas medicinais, aprender sobre espécies nativas e participar da produção de artesanatos. Jogos, brincadeiras, pinturas e rodas de conversa também fazem parte da programação.

No sábado (30), na capela da fazenda acontecerá o batismo do Kaynã, curumim da aldeia. O ritual é uma tradição Tupi Nhandeva e será liderado pelo Pajé Valdir. A Fazenda fica na Avenida São Bernardo. O evento é organizado pela Organização Social Abaçaí Cultura e Arte.



http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2016/04/aldeia-indigena-recebe-visitacao-em-fazenda-de-rafard-durante-seis-dias.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI tekohá Porã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.