Índios querem apoio de Marinho para demarcação de reserva

ABCD Maior - http://www.abcdmaior.com.br - 03/05/2016
Cerca de 30 indígenas de várias tribos da Região Metropolitana de São Paulo se concentraram na manhã desta terça-feira (03/05) em frente à Prefeitura de São Bernardo. Os índios reivindicam o apoio do prefeito Luiz Marinho à ampliação da terra indígena Tenondé-Porã, que fica na divisa dos municípios de São Paulo e São Bernardo.

Os índios foram com uma declaração de apoio para ser assinada por Marinho. Disseram que o prefeito de São Paulo, Fernando Hadad, já assinou a declaração; O grupo foi recebido pela adjunta do Gabinete do prefeito, Teresinha Santos, que sugeriu que uma comissão de 10 pessoas subisse ao gabinete para aguardar o prefeito. Os índios preferiram permanecer no térreo e lá permaneciam por volta de 12h15.


Área


A área reivindicada pelos índios guaranis da nova aldeia Guyrapaju, fica na estrada Rio Acima, região do pós-balsa de São Bernardo, e tem 54,7 hectares, equivalente a 54 campos de futebol. A terra está ocupada desde o início de 2013 e fica ao lado de outra reserva já consolidada, no município de São Paulo.

A nova aldeia, que abriga 42 índios, integra a terra indígena Tenondé Porã, que vai de São Bernardo ao Litoral. A terra indígena foi reconhecida pela Funai (Fundação Nacional do Índio) em abril de 2012. Atualmente a demarcação aguarda a publicação de portaria do Ministério da Justiça para seguir para a sanção da presidente Dilma Rousseff, de modo a oficializar a decisão e efetuar as 149 desapropriações, 38 em São Bernardo e as demais na Capital.



http://www.abcdmaior.com.br/materias/cidades/indios-querem-apoio-de-marinho-para-demarcacao-de-reserva
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tenondé Porã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.