Governo homologa demarcação de terra da aldeia Piaçaguera em Peruíbe

G1 - http://g1.globo.com - 05/05/2016
A demarcação administrativa da terra indígena Piaçaguera em Peruíbe, no litoral de São Paulo, foi oficialmente homologada pelo Governo Federal por meio de um decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff (PT).

A posse da área de 2.773 hectares foi destinada ao grupo indígena Guarani Nhandeva que já vive na área, localizada às margens da rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55). O decreto foi publicado na edição da última segunda-feira (2) do Diário Oficial da União (DOU).

A historiadora Fátima Pires considera a notícia uma conquista para os índios, já que agora eles poderão explorar vários aspectos da área sem danos à natureza. "Eles poderão fazer projetos culturais, arqueológicos, turísticos, educacionais e botânicos, por exemplo. Em breve vamos iniciar uma oficina sobre história e arqueologia com eles", disse.


Porto Brasil


A área em questão é a mesma pleiteada há alguns anos por empresas do empresário Eike Batista para construção do Porto Brasil, um projeto orçado em R$ 6 bilhões que acabou não ganhando força. Entre os impedimentos estava justamente o uso das terras indígenas, que ocupariam boa parte do futuro Porto. A região foi identificada e delimitada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em 2002.



http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/05/governo-homologa-demarcacao-de-terra-da-aldeia-piacaguera-em-peruibe.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Piaçaguera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.