Educadores indígenas exigem ensino bilíngue

O Estado de S. Paulo (São Paulo - SP) - 14/05/1989
As propostas dos índios para a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação foram definidas em uma reserva Paresí, localizada a quatrocentos quilômetros ao Norte de Cuiabá (MT), durante o I Encontro de Professores Indígenas. Segundo o índio bakairi, Vitor Aurape Peruare, o Encontro foi uma vitória. O debate que encerrou o evento foi marcado por divergências entre representantes dos ministérios da Educação e Cultura, Secretaria da Educação e Funai com índios Xavante.

Os Rikbaktsa do Mato Grosso tiveram uma experiência interessante em relação à temática da educação indígena. Revoltados com a interferência da Funai e de missões religiosas, esses índios decidiram expulsar todas as entidades externas e assumir a tarefa de ensinar as crianças.
Índios:Educação

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Umutina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.